Sem PCR e máscara, eventos corporativos estão voltando?

21/07/2022

Na data em que se comemora o Dia do Gestor de Viagens Corporativas, os profissionais que exercem a função podem enumerar as razões para comemorar. Depois de períodos difíceis com o avanço e permanência da pandemia pelo mundo, as viagens já voltaram e as restrições para turistas vão aos poucos caindo. As flexibilizações da vez são o fim da exigência da utilização de máscaras em companhias aéreas de alguns países e a desobrigatoriedade na apresentação dos exames de covid-19.

 

Aos poucos o mercado volta aos trilhos e foi sobre esse tema que Vivianne Martins, sócia e fundadora da Academia de Viagens Corporativas, escreveu em seu artigo preparado para este 29 de abril.

 

VIAGENS E EVENTOS CORPORATIVOS SEM PCR, AGORA VOLTAMOS DE VEZ?

 

“A aposta é que sim! Com EUA acabando praticamente com as restrições até em aviões e a Europa se movimentando, temos que ser otimistas que o internacional volta!

 

Pelos números de março da Abracorp parece que o nacional já voltou.

 

Acabo de fazer uma viagem de 20 dias pela Europa e não fiz nenhum PCR. A maioria dos locais já tinha caído a obrigatoriedade e em outros países como Portugal caiu na véspera (dia 15 de abril), ufa!

 

Isto com certeza facilita muito o retorno das viagens em todos os sentidos, menos stress e reduz esta despesa no custo total da viagem.

 

Achei os aeroportos bem lotados, a maioria ainda com turistas, mas reconheci vários executivos nos hotéis e o que mais me chamou a atenção foi o work from anywhere (WFA), inclusive nos aeroportos, aliás a maioria deles tem scanner de passaporte para quem quer wifi free e muitas cidades europeias têm wi-fi free na rua e de boa qualidade, então com tempo bom, até nas mesinhas do parque ou com o telefone. Em Portugal falando com alguns empresários do setor hotelerio disseram que os eventos pequenos de última hora são uma constante agora na Europa e nas últimas semanas cresceram 35%.

 

E sobre a guerra, o que era uma preocupação minha, nem se comenta por lá. Fui inclusive para o Leste Europeu e a única preocupação é com a economia!

 

E a estratégia dos gestores e compradores muda? Sim o olhar e a dedicação têm que ser no entendimento de cada momento.

 

Pensando em gestão de viagens e eventos, acredito que a bola da vez é realmente a disponibilidade nos voos, hotéis, salas, equipamentos, pessoal e locadoras e principalmente com as tarifas dinâmicas bombando em todos estes setores, é preciso uma nova maneira de se trabalhar e provisionar custos!

 

Vejo ainda muitos profissionais do nosso setor sem conseguir explicar o que está acontecendo com os preços para seus stakeholders. Aprender o porquê disso, se faz muito importante para que nosso setor não fique com este estigma. A lei da demanda e oferta serve para todos os mercados, estamos vendo os aumentos de preço e as despesas aumentarem em tudo por conta da guerra...e na aviação, hotelaria, alimentação, locação, eventos, não seria diferente, o que é preciso é planejar e ser criativo.

 

Viagens mais longas e eventos desenhados com foco maior no público e objetivo estão sendo uma solução para algumas empresas conterem seus custos.

 

Como fazer a jornada mais fluida para o viajante num momento destes? Agora está mais fácil, com menos gerenciamento de protocolos, menos estresse e informações menos informações truncadas;

 

Então mãos à obra e vamos comunicar aos stakeholders a boa notícia e a necessidade de antecedência de compra para viabilizar a viagem e fazer muitos negócios face to face.

 

E sobre a exigência de máscaras? Bom ter seu kit na mala, mas está bem mais light. No aeroporto na maioria das áreas e no avião um pouco mais restrito ainda.

 

Sobre a exigência de vacina, em alguns voos solicitaram e em outros só perguntaram e confiavam na resposta.

 

Fiquem de olho nas mídias da Academia porque a BT for all vai trazer um webinar sobre Yield managment no próximo mês!”

 

Fonte: https://www.panrotas.com.br/viagens-corporativas/gestao-de-viagens/2022/04/sem-pcr-e-mascara-eventos-corporativos-estao-voltando-veja-no-artigo_189060.html


Compartilhe