Dia 29 de abril é o Dia do Gestor de Viagens; confira artigo

20/05/2021

Hoje, 29 de abril, é comemorado o Dia do Gestor de Viagens Corporativas. Este profissional que, diante da pandemia de covid-19, precisou trazer viajantes de volta para casa com segurança, entender como administrar os milhares de tíquetes não voados e cancelar as reservas de hotel. Agora, ele conta com uma série de novas funções adaptadas para a nova realidade.

Para homenagear todos os travel managers neste dia, a sócia-diretora da Academia de Viagens Corporativas, Viviânne Martins, escreveu um artigo sobre o Gestor de Viagens 5.0, apto para a retomada em um mercado que encolheu. Confira abaixo.

"TRAVEL MANAGER 5.0 – Cadê VOCÊ?

Hoje, 29 de abril, é seu dia!

Muitos perguntam o que está fazendo este profissional, se as viagens de negócios estão praticamente paradas. Assim como os professores, por exemplo, que, no começo da pandemia ficaram sem dar aulas, mas tiveram muito mais trabalho para montar aulas on-line, entender e se adaptar com as ferramentas, transformar suas casas em salas de aula, lidar com as questões de saúde mental de seus alunos e familiares, o gestor de viagens corporativas também teve que trazer seus viajantes de volta para casa com segurança, entender como administrar todos os tíquetes emitidos que não seriam voados, cancelar reservas de hotéis e eventos pagos que não seriam mais realizados.

Estruturar políticas de contingência foi outra tarefa árdua, pois neste momento as empresas estavam tentando entender ou adaptar sua gestão de crise (aquelas que tinham) para administrarem viagens essenciais em alguns setores, como: governo, áreas de saúde, agro, alimentício, entre outros que não podem parar.

Divulgação
Dia do Gestor de Viagens Corporativas


Depois disso, e na esperança de que a retomada estivesse próxima, começou a trabalhar em:

  • Informações e comunicação sobre fronteiras e protocolos
  • Um novo programa de viagens flexível
  • Negociação com fornecedores
  • Novos KPIs e análise destes dados
  • RFPs e nova precificação sustentável com TMCs
  • Análise de novas travel techs que surgem a cada dia
  • Passaporte de saúde
  • Necessidade de controle de emissão CO2 para travel


E esta lista é enorme, porque além de tudo, tem que desmistificar fake news e explicar a complexidade para quem não entende do babado.

Fácil? Não! Complicadíssimo quando se escolhe fazer da sua profissão algo que periodicamente tem que ser justificado. Mas ao mesmo tempo fascinante, porque este profissional tem que ser curioso, estratégico, corajoso, informado, inovador, flexível, negociador e bom de relacionamento para navegar bem entre todos os stakeholders.

E assim surge o Gestor de Viagens 5.0, apto para a retomada em um mercado que encolheu, onde o desafio será a disponibilidade e a segurança do viajante, atreladas a novas negociações com diferentes players.

Então, no dia de hoje (29), Dia do Gestor de Viagens Corporativas, que instituímos junto à Câmara Municipal de SP na época da fundação da Alagev (neste mesmo dia), quero parabenizar quem é fundamental na estrutura das empresas.

Você já deu parabéns pra elx?"



* Por Viviânne Martins, sócia-diretora da Academia de Viagens Corporativas

 

29/04/2021 

 

Fonte: https://www.panrotas.com.br/viagens-corporativas/gestao-de-viagens/2021/04/dia-29-de-abril-e-o-dia-do-gestor-de-viagens-confira-artigo_181174.html


Compartilhe