As mulheres 50+ em Viagens e Turismo, por Vivi Martins

20/04/2022

As mulheres 50+ em Viagens e Turismo, por Vivi Martins

Em artigo sobre o papel das mulheres no mercado do Turismo especialmente, colocando em perspectiva a geração de mulheres 50+, a sócia e fundadora da Academia de Viagens Corporativas, Viviânne Martins, reflete sobre a própria trajetória no setor, cita diversas conquistas, bandeiras que levantou contra os preconceitos de gênero e como buscou trilhar um caminho que fosse possível abrir portas para mulheres mais velhas e profissionais de todas as idades.

 

Confira o artigo na íntegra:

 

“Mulheres 50+ em viagens e Turismo; como envelhecer feliz!"

 

Foi um exercício interessante refletir sobre a jornada profissional feminina no nosso mercado e sobre o porquê apesar de termos uma população de profissionais no front extremamente feminina, nos depararmos com tão poucas mulheres maduras engajadas em projetos nesta fase da vida.

 

Em outras indústrias, como por exemplo, empresas de tecnologia e varejo, observo várias mulheres mais velhas despontando e ainda bastante ativas, que investiram na carreira e com voz cada vez mais ativa no seu setor. Ao mesmo tempo fico contente em assistir a uma juventude feminina chegando, cheia de gás, e que talvez mude este cenário e aumente esta estatística por aqui. No Exterior, principalmente nos Estados Unidos, a geração de mulheres 50+ atuantes e brilhantes no nosso setor é inversamente proporcional ao Brasil, e isto claro influenciado por fatores como volume de transações e tamanho do mercado, mas acredito ainda que a maturidade e a valorização sejam a questão por aqui.

 

No meu caso, comecei minha carreira em comércio exterior, e quando recebi a área de viagens e eventos para fazer gestão, me apaixonei! Na juventude já tinha experimentado uma agência de Turismo no Rio. Era uma empresa internacional, com olhar global para travel, que já estava na área de procurement e a partir daí fazíamos gestão.

 

Mas minha jornada não foi confortável com um CNPJ no apoio, não, e me aventurei no desenho e na fundação da Alagev, na criação de metodologia de ensino através da Academia de Viagens Corporativas, na luta para criar uma cadeira de BT em quase todas as universidades em São Paulo. Foi uma luta conseguir levantar várias bandeiras ao mesmo tempo, a de que mulheres jovens eram capazes e preparadas, dar voz ao cliente corporativo de viagens e enfrentar o que chamávamos de “donos do mercado”, na sua totalidade homens maduros e machistas! Foi uma aventura interessante, quem acompanhou sabe do que estou falando... Muitas discussões acaloradas, boicotes contra os projetos, algumas piadinhas desagradáveis (que bom que hoje isto é politicamente incorreto), mas atualmente, quando olho pra trás, sei que conquistei o respeito deles, que ainda me ajudaram a colocar projetos de pé!

 

Sou orgulhosa do legado deixado, meu coração se enche de felicidade quando olho a jornada percorrida! Foram dois livros, muitos artigos, muitas cadeiras de conselho, entrevistas, projetos, eventos, prêmios e palestras nacionais e internacionais. Fui a primeira mulher brasileira a receber um prêmio nos Estados Unidos na área de Business Travel (2006) – NBTA Presidents Award e muitos mais sabores do que dissabores para quem em alguns momentos fez esta geração de homens esquecerem que era mulher através da insistência, palavra e competência, que aliás é a única maneira que conheço de mudarmos o mundo!

 

Me considero age-agnostic e hoje lido com homens jovens, competentes e lindos, que, sem preconceito de gênero, idade, dividem mesas de projetos comigo, em uma construção de ideias complementares e modernas, porque no final do dia, o que nos move é a paixão! Hoje mudei minha atuação, trabalho muitíssimo no back, desenhando projetos, treinando e fazendo consultorias para empresas e humanos! Tenho certeza de que abri a porta para muitas outras mulheres envelhecerem, assim como eu, neste mercado, transformando suas paixões em lideranças. E o que mais? Posso dizer que vale a pena!"

 

Fonte: https://www.panrotas.com.br/mercado/opiniao/2021/12/artigo-as-mulheres-50-em-viagens-e-turismo-por-vivi-martins_186320.html

 


Compartilhe