Felicidade é o sentimento da Academia de Viagens Corporativas ao voltar a realizar o ABROAD presencialmente após dois anos. Em 2022, ano em que completa 13 anos, o evento terá oito edições ao longo do ano, sendo quatro focadas em corporate e quatro voltadas ao segmento Mice. A ideia do ABROAD é promover dinâmicas entre os meeting planners, compradores de eventos, gestores, agências de eventos e TMCs presentes para discutir os desafios a serem enfrentados no planejamento de eventos daqui para a frente.
O ABROAD destacou três pilares dos eventos na nova era: Design & Inovação, Planejamento & Gestão, Negociação & Contratos. "O meeting planner precisa entender qual é o objetivo dele com o evento para ele pensar no melhor formato, o melhor design para o evento dele. Aí tem a questão do planejamento, como ele vai medir o resultado do evento? Quantas pessoas participaram do evento? Vai medir quantos leads foram gerados? E, por último, vem a parte de negociação e contrato, que foi uma das coisas que mais mudou na pandemia. A questão de flexibilidade de aplicação de multas, a antecedência de compra tem que ser negociada de forma diferente. Então, esses três pilares são o que os organizadores de eventos precisam ficar antenados para que sua gestão seja eficiente", explicou a sócia-diretora da Academia de Viagens, Patricia Thomas.
Viviânne Martins, também sócia-diretora da empresa, complementou dizendo que a pandemia mudou o tempo de planejamento na organização de eventos e isso demandará maior eficiência. "Acreditamos que a pandemia mudou a organização de eventos completamente, tempo de planejamento, budget. Agora, esse planejamento vai ser realizado a muito curto prazo com um olhar diferenciado. A decisão do formato de evento é uma decisão difícil e precisa ser revisitada a todo momento. Então, os prazos, que eram grandes, encurtaram e a eficiência precisa ser muito maior", afirmou.
EVENTOS PRESENCIAIS
No primeiro pilar, de Design & Inovação, a preferência parece ser clara pelos eventos exclusivamente presenciais, tanto por parte da Academia de Viagens Corporativas quanto dos participantes do ABROAD. Em enquete realizada no início do evento, os participantes indicaram que a prioridade serão os eventos exclusivamente presenciais. Confira abaixo alguns dos dados apresentados pela rápida pesquisa.
- 70% dos participantes afirmaram que mais da metade dos seus eventos serão exclusivamente presenciais;
- 90% dos participantes afirmaram que menos de 50% dos eventos serão exclusivamente virtuais;
- 80% dos participantes afirmaram que menos de 50% dos eventos serão híbridos.
ABROAD
"Todo mundo quer o calor humano. A prova disso é ver uma sala cheia. Normalmente, temos no show nos eventos, mas aqui conseguimos trazer bastante gente. O no show foi bem menor", explicou Patricia Thomas. Outro destaque é a programação das oito edições do Abroad a serem realizados exclusivamente de forma presencial durante 2022. "O que muda do Corporate para o MICE é o conteúdo. No Corporate, vamos falar de gestão de viagens e, no MICE, eventos na nova era. Mas o formato de mesa e atividades de co-criação é praticamente a mesma", completou.
Juliana Andrade, diretora da Academia de Viagens, afirmou que esse modelo de co-criação com atividades que oferecem aos participantes a oportunidade de interagir e trocar experiências funciona. "Esse formato funciona muito bem. Então, é a cara do ABROAD É por conta dessa dinâmica que os expositores, os Abroad Partners, gostam do evento. E o participante vem pelo conteúdo e pela troca de vivências", finalizou.
Fonte: https://www.panrotas.com.br/viagens-corporativas/eventos/2022/03/abroad-summit-indica-preferencia-por-eventos-presenciais_188149.html