A retomada das viagens corporativas já começou
Com o otimismo crescente motivado pelo aumento nos índices de imunização contra a Covid, começa-se a falar sobre uma retomada mais palpável para o turismo. Dados da Mastercard Institute demonstram que os níveis de reserva de voos domésticos no Brasil chegam a 64% em comparação aos níveis pré-pandêmicos.
No último dia 27/07, Vivianne Martins, diretora na Academia de Viagens Corporativas, e Cibeli Oliveira, diretora de Travel e CX na Paytrack Tecnologia discutiram em um evento ao vivo, sobre a retomada do turismo corporativo, as principais mudanças no cenário nacional e ainda, responderam à perguntas do público.
Continue lendo e descubra os principais pontos abordados!
Quando a retomada das viagens corporativas ocorrerá?
Esta é a pergunta de 1 milhão de reais! Diversos estudiosos procuram estimar a data do ‘day one’, o dia em que as viagens corporativas retomarão oficialmente, no entanto esta previsão ainda é bastante nebulosa.
Para Vivianne Martins, a expectativa é de que até outubro grande parte da população estará imunizada e com isso as viagens retornarão de forma mais expressiva no último trimestre.
“HOJE, QUANDO A GENTE CONVERSA COM O CLIENTE CORPORATIVO, A GENTE SENTE QUE JÁ EXISTE UMA RETOMADA, COM MUITO CUIDADO. AS EMPRESAS TÊM REALMENTE MUITO CUIDADO COM ESTE VIAJANTE CORPORATIVO, PARA QUE ELE ESTEJA SEGURO, MAS VEMOS UM AUMENTO DE 5 À 10% [DAS VIAGENS] POR MÊS, NOS ÚLTIMOS TRÊS MESES.” DECLAROU VIVIANNE.
Retomada das viagens e a Oferta x Demanda
O mercado de viagens mundial encolheu com a pandemia. Mais de 50 mil empresas de turismo fecharam, inúmeras aeronaves foram tiradas de circulação e a malha aérea foi reduzida, tudo isso somado ao avanço do turismo de lazer faz com que a demanda seja maior que a oferta de serviços neste momento.
Este cenário afeta diretamente o cliente corporativo, uma vez que a demanda maior que a oferta eleva os valores dos serviços, o que já pode ser sentido pelas empresas. Além disso, mais que busca pelos melhores preços, neste momento a disputa é pela disponibilidade de assentos nos aviões e quartos nos hotéis.
“A DEMANDA E A OFERTA JÁ SÃO UMA QUESTÃO PARA O CORPORATIVO TAMBÉM, PORQUE OS PREÇOS JÁ ESTÃO SUBINDO. E, A GENTE VAI TER UMA BRIGA PELA DISPONIBILIDADE, [A QUESTÃO] NÃO É POR QUANTO EU VOU CONSEGUIR UM ASSENTO, É ‘SERÁ QUE EU VOU CONSEGUIR UM ASSENTO?’ “, RESSALTOU VIVIANNE SOBRE O TEMA.
A importância da flexibilidade no novo cenário
Ainda que já possamos vislumbrar uma retomada, o futuro continua incerto. Variantes da covid ainda causam preocupação uma vez que não há como saber se surgirão novas cepas, por isso a flexibilidade da política de viagens, na compra dos tickets aéreos e reservas de hotéis, é tão importante.
Políticas de viagens flexíveis permitem que a empresa se adeque às mudanças constantes que o cenário imprevisível traz. Além disso, tarifas flexíveis proporcionam melhores condições para o cancelamento e remarcação de voos e hospedagens, o que reduz custos extras caso o viajante seja infectado e precise desmarcar uma viagem a trabalho.
Vivianne destacou que as políticas altamente flexíveis são essenciais para este momento de transição e expectativa da retomada, tão logo o cenário se estabilize, gestores e empresas poderão optar por mantê-las ou reestruturá-las.
Como escolher os parceiros e fornecedores neste momento?
Vivianne chamou a atenção para que gestores de viagens tomem cuidado ao comparar de forma equivocada diferentes tipos de fornecedores de serviços para gestão de viagens.
É preciso considerar qual a real necessidade da empresa e do viajante, além de buscar o máximo de informações sobre cada um dos seus fornecedores, sejam eles de tecnologia, TMCs ou serviços de viagem.
“ALGUMAS EMPRESAS E GESTORES ESTÃO MISTURANDO ISSO. ESTÃO COLOCANDO UMA TRAVEL TECH VERSUS UMA TMC VERSUS UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA, NÃO É ASSIM! QUAL É A COMPETÊNCIA, O QUE VOCÊ PRECISA? FAÇA UM RFI, REQUEST FOR INFORMATION, É SUPER NECESSÁRIO NESSE MOMENTO. SE INFORME, CONHEÇA AS EMPRESAS, CHAME CADA UMA , PEÇA UMA APRESENTAÇÃO, NÃO DE POWERPOINT! PEDE PARA VER O SISTEMA, PEDE PARA VER O SERVIÇO, PEÇA PARA VER OS CLIENTES E CONVERSE COM OUTROS CLIENTES.” DESTACA VIVIANNE MARTINS.
Fonte: https://paytrack.com.br/blog/retomada-das-viagens-corporativas/